RSS

A agenda verde do CIO

06 set

Além de reduzir custos, as medidas para garantir uma reputação ecologicamente correta garantem a retenção de funcionários e podem atrair mais clientes para a empresa.

Os departamentos de TI podem tomar algumas medidas, não muito dispendiosas para se tornarem verdes. Entre elas, desligar os PCs e apagar as luzes ao final do expediente — e estimular esse comportamento na empresa inteira.

Enquanto isso, existem muitos investimentos em TI que provavelmente já estão na agenda dos CIOs, uma vez que ajudam a reduzir o impacto sobre o meio ambiente. Tecnologias de virtualização, consolidação de servidores, gerenciamento de energia de PCs e escolha de equipamento com mais eficiência energética são medidas eficientes.

Há também os benefícios intangíveis. O vice-presidente sênior da Forrester, Chris Mines, diz que uma “reputação verde” contribui para a retenção e o recrutamento de funcionários. Além disso, existem indícios de que mais pessoas estão querendo fazer negócios com empresas que oferecem serviços e produtos verdes ou possuem um histórico comprovado de responsabilidade social corporativa.

Um estudo sobre mudanças climáticas realizado pela Accenture, em outubro de 2007, descobriu que nove entre dez consumidores no mundo migrariam para fornecedores de energia cujos produtos e serviços fossem projetados para reduzir as emissões de carbono, mesmo que precisassem pagar um pouco mais por isso.

Para aderir a regulamentações ambientais, os sistemas que o CIO precisa talvez lhe custem dinheiro. E não há muito o que fazer em relação a isso. No máximo, as organizações podem contar com a ajuda de um software empacotado.

A fornecedora de software e consultoria Synapsis, por exemplo, disponibiliza o Environmental Material Aggregation and Reporting System, que permite às empresas rastrear, gerenciar e reportar o conteúdo de seus produtos. O aplicativo também ajuda a reportar conformidade com regulamentações ambientais da União Européia. Já a Eviance oferece ferramentas similares para gerenciamento de saúde e de segurança ambientais e relatório de compliance.

Fonte: http://cio.uol.com.br

Anúncios
 
Comentários desativados em A agenda verde do CIO

Publicado por em setembro 6, 2010 em Notícias

 

Os comentários estão desativados.